Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A quarentena!!

3 participantes

Ir para baixo

A quarentena!! Empty A quarentena!!

Mensagem  Glauber Lemos Ter 2 Abr - 16:49

Ao adquirirmos um novo peixe,, seja comprando ou capturando da natureza, é de fundamental importância deixarmos o peixe de quarentena. Esse procedimento busca impedir a contaminação dos demais indivíduos do aquário,, o que acarretaria uma maior dificuldade de tratamento.

Por mais que o peixe esteja saudável e bem cuidado,, seu sistema imunológico pode não combater os agente parasitológicos que os novos indivíduos possam inserir no aquário. Na maioria das vezes é isso que ocorre! Se os parâmetros do aquário não estiverem adequados à necessidade do peixe esse quadro pode piorar,, certamente o peixe estará mais suscetível a se contaminar.

A maioria de nós aquaristas movido pela vontade e ansiedade de ver o peixe no aquário não nos damos a esse trabalho. Isso pode desequilibrar completamente o ambiente e se tornar algo muito complicado de se recuperar.

Para evitarmos esse tipo de problema é necessário que tratemos de forma adequada um peixe antes de inseri-lo em nossos aquários. Esse tratamento deve ocorrer num prazo considerável compreendendo um período de 20 a 30 dias,, em um aquário a parte o qual denominamos como “hospital”,, esse hospital deverá ter entre 50 e 60 litros (isso não é uma regra,, depende do tipo de peixe que a pessoa cria).

É sempre bom termos algumas variedades de remédios a mãos,, e estarmos prontos a qualquer necessidade. Isso não implica dizer que devemos comprar todo tipo de remédio,, mas ao meu ver há alguns de fundamental importância. Além dos medicamentos é importante manter o Ph e a temperatura do aquário hospital similar ao do aquário principal para acostumar os peixes a sua futura casa.

Como o aquário hospital fica desativado por alguns períodos,, obviamente que ele não terá as colônias de bactérias responsáveis por fazer o processo de transformação de amônia e nitrificação necessária,, acho fundamental que se utilize a água do aquário principal para encher o hospital e se possível reservar uma pequena quantidade de cerâmica para inserir quando o for utilizar para ajudar no processo de fixação das bactérias.

Para utilização de filtragem no hospital é aconselhável utilizar um filtro de espuma,, é importante salientar que não se deve utilizar carvão ativado no aquário hospital pois este inutilizará os medicamentos aplicados. É bom que se mantenha o mínimo de luminosidade possível no hospital!!

Após o processo de quarentena passamos a fase de adaptação para o aquário principal,, tirando uma média de 30% da água do aquário hospital e repondo a quantidade retirada com água do principal,, esse procedimento deve ser feito em 2 dias.
Glauber Lemos
Glauber Lemos
Administrador
Administrador

Mensagens : 204
Participação : 223
Reputação : 17
Data de inscrição : 26/02/2013
Localização : Cabula,, Salvador - Ba

http://www.aquaticosssa.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

A quarentena!! Empty Re: A quarentena!!

Mensagem  Luciano Navarro Ter 2 Abr - 19:15

Massa Glauber!

Mas eu sou meio preconceituoso com medicamentos! Principalmente os bactericidas, nunca encontrei nenhum que prestasse, por isso eliminei isso de minha vida a muito tempo! Para o combate a bactérias e algumas outras patologias eu uso o sal grosso e/ou temperatura elevada.

Sobre desativar o aquário hospital eu não acho uma boa, o ideal é manter ele sempre ativo e pronto para receber algum paciente!

Uma coisa que muita gente não imagina é que devemos vermifugar nossos peixes também! Existem medicamentos, que podemos comprar em farmácias mesmo, que podemos ministrar até no aquário principal, mas o ideal é sempre fazê-lo no aquário hospital.
Muitas pessoas tem problemas com molinésias, que geralmente vem cheias de parasitas, então é sempre bom prevenir!

O vermífugo deve ser ministrado da seguinte forma:
No aquário principal - um comprimido dissolvido para cada 50l de água, sendo que após 30h deve ser feita uma TPA de 50%, depois de mais 6h outra TPA de 50%.
No aquário hospital - um comprimido dissolvido para cada 50l de água, sendo que o peixe deverá ficar sob efeito do medicamento por apenas 30h, após isso retirar o mesmo ou, caso ele tenha que continuar no aquário hospital, fazer uma TPA de 50%, depois de mais 6h outra TPA de 50%.

Não é bom ministrar muitos medicamentos ao mesmo tempo, pois um poderá anular o efeito do outro ou não agir da forma desejada.

Sobre o sal grosso, eu utilizo uma colher de sopa cheia para cada 50l, mas caso no aquário tenham peixes sensíveis ao sal, como coridoras, cascudos, limpa vidros eu utilizo pouco mais que metade desta medida. Em casos extremos e sendo um peixe resistente a sal, como bettas, alguns ciclídeos e os poecilídeos poderá ser utilizado o dobro desta medida.


Me empolguei com seu post Glauber! kkkkk E gostei da assinatura!

Abraços,
Luciano Navarro
Luciano Navarro
Administrador
Administrador

Mensagens : 94
Participação : 100
Reputação : 8
Data de inscrição : 14/11/2012
Localização : Salvador

http://www.aquaticosssa.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

A quarentena!! Empty Re: A quarentena!!

Mensagem  Glauber Lemos Ter 2 Abr - 22:39

Um bom bactericida é o da atlantys,, eu tbm sempre tive um pé atrás,, porém esse medicamento tem se mostrado eficiente comigo e relatos de alguns amigos tbm!!

Algumas pessoas desativam o aqua hospital pra economizar energia,, de fato isso é algo discutível...

A vermifugação de fato é algo relamente importante,, bem lembrado!! (y)
Que bom que vc se empolgou,, acho que de fato estamos precisando de uma maior empolgação. É bom contagiar as pessoas!! \o/

Tenho colhido algumas informações Luciano e descobri que não é bom utilizar sal grosso sempre como medicamento ou mesmo como método de prevenção!

Hahaha,, eu tava arquitetando uma assinatura legal e hj pertubei o Leoncio pra ele me ajudar já que minha assinatura não tava aparecendo e ele tava com um tempinho livre apesar da ansiedade com o possível nascimento da filha... Vllw!!

Abraço!!
Glauber Lemos
Glauber Lemos
Administrador
Administrador

Mensagens : 204
Participação : 223
Reputação : 17
Data de inscrição : 26/02/2013
Localização : Cabula,, Salvador - Ba

http://www.aquaticosssa.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

A quarentena!! Empty Re: A quarentena!!

Mensagem  Luciano Navarro Qua 3 Abr - 19:35

Em alguns casos e dependendo do peixe o sal grosso pode ser usado para prevenção, mas não sempre. Outra coisa que uso e é bem eficiente para fungos e bactérias é a folha da amendoeira!
Luciano Navarro
Luciano Navarro
Administrador
Administrador

Mensagens : 94
Participação : 100
Reputação : 8
Data de inscrição : 14/11/2012
Localização : Salvador

http://www.aquaticosssa.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

A quarentena!! Empty Re: A quarentena!!

Mensagem  Paulo Mateus Mariano Qui 4 Abr - 11:39

Faz um combo no aquário hospital... com sal grosso, vermífugo e folha de amendoeira. E não esquecer de uma aclimatação cautelosa!
Luciano, quais vermífugos são utilizados para os peixes? São os mesmo utilizados para humanos? Como mebendazol e albendazol?
Seria muito bom que tivéssemos um material sobre vermifugação também... Isso é MUITO importante em um aquário.

A utilização de parte da mídia biológica do aquário amadurecido no hospital é importante pois a quantidade de bactérias na coluna dágua não é o suficiente para controlar os níveis de amônia no aquário. Principalmente se vc vai usar algum medicamento!

A utilização de sal grosso no aquário principal tem que ser muito bem pensada, pois afeta não somente a fauna como a flora do aquário. Aqui em casa em usei uma época o sal grosso no aquário principal, e notei uma queda na população de caramujos red ramshorn. Mas em troca não tenho casos de doenças ou parasitoses em 3 anos ou mais. Não tenho peixes de couro no aquário.

Glauber, onde vc coletou essas informações? O pessoal gosta muito de usar o sal grosso, e nas doses ideais eu não notei problema algum com meus peixes.

Ótimo tópico!
Paulo Mateus Mariano
Paulo Mateus Mariano
Colaborador
Colaborador

Mensagens : 112
Participação : 131
Reputação : 11
Data de inscrição : 11/11/2012
Localização : Salvador - BA

http://www.aquaticosssa.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

A quarentena!! Empty Re: A quarentena!!

Mensagem  Glauber Lemos Qui 4 Abr - 19:12

Em relação a questão do sal foi por relatos de outros aquaristas experientes falando. De certa forma tem uma dose de verdade em algumas coisas,, pq qdo a gente introduz o sal vai mudar o parametro da agua,, ela vai ficar salobra e não é todo peixe que se adapta com água salobra. Pode não ter influência a curto prazo,, mas a longo sim. Isso pode acarretar na diminuição do ciclo de vida do peixe.
Glauber Lemos
Glauber Lemos
Administrador
Administrador

Mensagens : 204
Participação : 223
Reputação : 17
Data de inscrição : 26/02/2013
Localização : Cabula,, Salvador - Ba

http://www.aquaticosssa.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

A quarentena!! Empty Re: A quarentena!!

Mensagem  Luciano Navarro Qui 4 Abr - 19:21

Glauber, mas essa é a questão, nenhum medicamento, nem sal grosso, nem nenhum outro "remédio" natural deve ficar agindo na água por muitos dias. Devemos colocar o sal e depois de 30h fazer uma TPA, para ir diminuindo a salinidade aos poucos.

Abraços,
Luciano Navarro
Luciano Navarro
Administrador
Administrador

Mensagens : 94
Participação : 100
Reputação : 8
Data de inscrição : 14/11/2012
Localização : Salvador

http://www.aquaticosssa.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

A quarentena!! Empty Re: A quarentena!!

Mensagem  Glauber Lemos Qui 4 Abr - 20:05

Exatamente,, só que tem gente que tá fazendo isso digamos que constantemente... Estão mantendo a água sempre salobra!!
Glauber Lemos
Glauber Lemos
Administrador
Administrador

Mensagens : 204
Participação : 223
Reputação : 17
Data de inscrição : 26/02/2013
Localização : Cabula,, Salvador - Ba

http://www.aquaticosssa.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

A quarentena!! Empty Re: A quarentena!!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos