Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Doenças mais comuns

Ir para baixo

Doenças mais comuns Empty Doenças mais comuns

Mensagem  Nana.mayana Ter 11 Dez - 12:19

Doenças de Pele:
As mais comuns são Oodinium, íctio e costia. Os sintomas apresentados pelos peixes neste caso será a coloração escura constante, manchas brancas na pele e excesso de muco. Costumam se esfregar na decoração constantemente.


Costia

Fungo de peixes
No caso o Íctio, elevar a temperatura por no mínimo 15 dias resolve o problema, já para as demais doenças, existem medicamentos próprios para cada doença. Opte por uma boa marca e siga as instruções indicadas na bula do remédio, tomando muito cuidado com a dosagem do medicamento, já que apresentam sua composição muito forte.

Intoxicação:
Novamente friso que a intoxicação poderá ser o maior mal ao Disco, não é necessariamente uma doença, mas é a maior porta de entrada para parasitas/bactérias oportunistas. A intoxicação poderá ocorrer por níveis altos de amônia/nitritos, medicamentos mal administrados, baixos níveis de O2 ou mesmo outros produtos químicos usados largamente no tanque.

Troca de água constante até que normalize os parâmetros é bem vindo neste caso com alimentação viva bem administrada em seqüência é a melhor solução.

Note que após ter tomado processos cabíveis para a solução dos problemas, se teu Disco não foi atingido por outra doença mais grave. Se todos (sem exceções) Discos foram afetados com a mesma doença, faça o tratamento no próprio aquário (note se não possui outros peixes junto).

Problemas digestivos:
Problemas de intestino e estomago se enquadram aqui. Geralmente as fezes começam a ter aspecto transparente ou branca, ficando escuro ou com nadadeiras fechadas, escondendo em qualquer canto e perda do apetite.

Deverá ser ministrado um bom parasiticida/bactericida neste caso. Algumas vezes poderá sair pequenos vermes compridos e brancos/vermelhos nas fezes, um bom vermífugo resolverá o problema.

E por fim, se estiverem com o estomago inchado, poderá ser o tipo e quantidade de alimentos ingeridos onde este se acaba acumulando no estômago e se não tratado poderá levar o peixe a morte. Um laxante fraco poderá ser usado nestes casos a modo do peixe defecar liberando toda "sujeira" dentro de seu estômago. Mas use com moderação e certifique-se que ele realmente não esteja "gordo" apenas porque come demais.

Verminoses:
Verminoses são terríveis para Discos, trazendo muito sofrimento. Tal doença é mais comum do que se pensa em Discos.

As verminoses se dividem em 3 grupos: Verminoses cutâneas, Gastrointestinais e de Guelras (citado acima), sendo as mais comuns o de Guelras e Intestinos que poderá ser encontrado em qualquer Disco, principalmente selvagens.

O maior problema neste caso é que muitas vezes o peixe não denuncia a presença destes vermes, devido ao vírus estar sem seu corpo em forma de quistos. os principais sintomas são:

Vermitose de Guelra: Respiração acelerada (ofegante) podendo uma das guelras se fechar totalmente; poderá aparecer fios de muco transparentes pendurados nas guelras; movimentos bruscos na cabeça; animal fica como se estivesse querendo tossir ou vomitar.

Verme de Guelras
Vermitose cutâneas: Escurece parcialmente e sua pele começa a esbranquissar onde a mucosa começa a se decompor; suas nadadeiras começam a corroer chegando ao ponto de se desfazer totalmente.

Verme âncora
Vermitose Gastrointestinais: Seu abdomen se encolhe, mesmo o peixe se alimentado, onde acaba perdendo peso e definhar. Entre a característica de peso mais comum de ser observada é na testa do animal, onde fica muito magra e seu abdomen que acaba ficando muito magro.

Tripanoplasmose

Para tratamento existem bons medicamentos para todos os tipos de vermes citados acima. Procure um que se adeque a sua necessidade e siga a recomendação da bula no tratamento, não esquecendo de isolar o peixe afetado.

Tratamento

Baseia-se em duas regras fundamentais em casos de enfermidades: Análise crítica e ação inicial.

Análise crítica se baseia com muita clareza se o animal está doente ou não e se outros peixes podem estar afetados. No caso de apenas um peixe estar afetado, remova-o o quanto antes no aquário hospital e no caso se todo o grupo ou boa parte dele estiver enfermo, efetue o tratamento de todo aquário.

Em seguida vem a ação inicial a executar. Aumento da temperatura para 31ºC (ou mais se possuir apenas Discos), bem como inicialmente trocar 50% da água antes de ministrar qualquer medicamento. Esta troca de água eliminará uma série de doenças e enfraquecerá outras, facilitando a eficácia do medicamento ministrado.

Estas regras valem tanto para o tanque hospital como o tanque onde se encontram os Discos. No caso de isolar o peixe afetado em um tanque hospital, use 50% da água do aquário + 50% de água nova.

Diagnostico

Quando temos dúvidas com relação a qual o melhor tratamento ou mesmo um diagnóstico preciso, recorremos aos mais experientes para nos melhor ajudar, seja em fóruns, amigos e mais. Abaixo um exemplo a se seguir de diagnóstico preciso, levando em consideração que quanto mais informações melhor, já que é praticamente impossível um bom diagnóstico sem o contato visual.

Nana.mayana
Colaborador
Colaborador

Mensagens : 9
Participação : 12
Reputação : 0
Data de inscrição : 14/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos