Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas importantes para começar a criar Acarás disco

Ir para baixo

Dicas importantes para começar a criar Acarás disco Empty Dicas importantes para começar a criar Acarás disco

Mensagem  Nana.mayana Ter 11 Dez - 12:07

Habitante de águas ácidas de rios e igarapés da Bacia Amazônica, o acará-disco é uma espécie de múltiplas cores bastante apreciada por quem se dedica a criar peixes ornamentais. As variedades mais coloridas, porém, são importadas dos Estados Unidos, Europa e Sudeste Asiático, onde o melhoramento realizado por meio de cruzamentos e seleções imprimiu tons ainda mais vibrantes ao peixe. Atingindo comprimento máximo de cerca de 12 centímetros, o acará-disco conta com duas espécies. O Symphysodon aequifasciatus é encontrado no Brasil, Peru e Colômbia, mas a espécie mais difundida é a Symphysodon discus, marcada por uma acentuada listra vertical no meio do corpo e outra nos olhos, que ocorre na Amazônia, na região compreendida pelos rios Negro, Abacaxi e Trombetas. O nome popular desses peixes diz tudo sobre seu formato.
Apesar de exigir cuidados na adaptação, o acará-disco possui comportamento tranquilo, o que permite a criação com outros peixes, inclusive os de pequeno porte. Contudo, não é recomendado fazer com que ele divida espaço com espécies agressivas ou agitadas. Quando estressado, o acará-disco torna-se escuro e deixa de se alimentar, o que favorece o aparecimento de doenças, que podem ser fatais.

O peixe pode ser criado em qualquer região brasileira e, como é onívaro, come de tudo. Bastam um aquário (ou uma caixa d'água em desuso), água disponível de ótima qualidade e alguns cuidados no manejo para que o acará tenha bom desenvolvimento e a atividade apresente bons resultados.

É importante, no entanto, evitar muito movimento próximo aos aquários de reprodução. Apesar de protetores, os casais tendem a comer as próprias larvas quando estão estressados.
AMBIENTE: a temperatura ideal da água para a espécie é de 27 graus célsius, mas ela pode variar na faixa que vai de 26 a 30 graus. Água de ótima qualidade, no entanto, é imprescindível para o sucesso da criação. Também deve apresentar pH entre 4,2 e 6,5 e alcalinidade abaixo de 30 miligramas de carbonato de cálcio (CaCO3) por litro.

INSTALAÇÕES: dê preferência a aquários ou caixas d’água. Viveiros a céu aberto ficam sujeitos a variações ambientais que podem prejudicar a criação, além de colocar os peixes em risco de ataque de predadores. Mesmo simples, o reservatório deve contar com sistema de aquecimento da água ou ao menos ser instalado em cômodo fechado, para manter a temperatura elevada.

CUIDADOS: promova o monitoramento constante da água e faça trocas regulares. Tenha sob controle o nível de pH, a alcalinidade e a temperatura. Mantenha o recipiente sempre limpo, retirando sujeira acumulada no fundo e nas paredes.
Fonte:Revista globo rural

Nana.mayana
Colaborador
Colaborador

Mensagens : 9
Participação : 12
Reputação : 0
Data de inscrição : 14/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos