Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Para quem se interessar canister FVM, feito com pote de suplemento.

2 participantes

Ir para baixo

Para quem se interessar canister FVM, feito com pote de suplemento. Empty Para quem se interessar canister FVM, feito com pote de suplemento.

Mensagem  Brunolops Ter 4 Jun - 15:29

Boa tarde,

Depois de ver muitos instrumentos de aquarismo extremamente funcionais, baratos e bem feitos nos fóruns, decidir me aventurar no vício dos FVMs. Usando um projeto de canister com pote de suplemento, decidi fazer um canister para o meu plantado, melhorando a filtragem, que para mim estava um pouco deficiente.

Seguem algumas fotos:

No retorno utilizei uma flange de 20, um joelho, um pedaço de PVC e um registro, ficando no nivel do registro da entrada, facilitando o uso. Na entrada usei flange de 3/4 e registro de 3/4. Tudo com bicos de mangueira e mangueiras de 1/2.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Flauta de retorno em eletroduto de 20, horizontal com furos e uma ventosa para fixação.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Flauta de saída em eletroduto de 20, com ventosa para fixação e adaptação de uma grade de um hang-on velho que tinha aqui para evitar a sucção de plantas, peixes ou camarões.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Prensa cabos para o cabo da bomba, uma sarlo de 500l/h (meu aquario possui 40l, e pelo desnível da coluna d' água, segundo informações do próprio manual devo estar com uma filtragem de uns 250 a 300l/h), e a bomba no fundo do canister presa com um adaptador de mangueira.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Este compartimento abaixo, já não estuo utilizando, pois dificultava a retirada de ar de dentro do filtro, retendo o ar na parte superior do pote, mas segue a ideia se alguém quiser aproveitar.

Compartimento que elaborei para colocar mídias pequenas, como dois sachês de siporax mini, purigem, X100 aquamazon e perlon, fazendo com que toda a água que entra no canister tenha contato com todas as mídias de modo mais uniforme (pode ser desnecessário, mas achei por bem utilizar as mídias dessa forma, já que meu aqua é pequeno e preciso de pouca mídia e acho que se colocasse elas soltas no fundo ficariam muito dispersas).
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Bom é isso aí. Obrigado a todos que compartilham os seus projetos por aí, que são sempre úteis a muitos de nós, iniciantes neste hobby, e fica aí o relato de minha experiencia.

Quem tiver qualquer dúvida ou precisar de ajuda, estou a disposição. o Filtro já está rodando a 30 dias sem qualquer problema. A aguá do aquário está cristalina, o que é possível perceber nas TPAs, além dos parametros estarem todos zerados e sem oscilações.

Valeu.

Brunolops
Membro
Membro

Mensagens : 9
Participação : 11
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Para quem se interessar canister FVM, feito com pote de suplemento. Empty Re: Para quem se interessar canister FVM, feito com pote de suplemento.

Mensagem  Glauber Lemos Ter 4 Jun - 18:56

Ficou show de bola man... Me diz uma coisa,, como vc faz pra controlar a descida x subida da água??
Glauber Lemos
Glauber Lemos
Administrador
Administrador

Mensagens : 204
Participação : 223
Reputação : 17
Data de inscrição : 26/02/2013
Localização : Cabula,, Salvador - Ba

http://www.aquaticosssa.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Para quem se interessar canister FVM, feito com pote de suplemento. Empty Re: Para quem se interessar canister FVM, feito com pote de suplemento.

Mensagem  Brunolops Ter 4 Jun - 22:44

Boa noite Glauber,

A água desce para o canister por gravidade, bastando aquela conhecida sugada no tubo de retorno que a água passa a descer, retornando empurrado pela bomba dentro do canister. A bomba de retorno vai controlar o volume de saída e retorno de água.

É extremamente aconselhável que a vazão da bomba utilizada seja ideal para o volume do aquário, considerando a coluna d'agua e o tipo de aquário montado, para que não se precise controlar o fluxo. Entretanto, no meu projeto utilizo dois registros, um na entrada e um na saída, tanto para facilitar a manutenção, como posso utilizar para diminuir um pouco a vazão. Mas só um pouco mesmo, pois quanto mais fechado o registro, tanto de saída quanto de entrada, mais se força a bomba, podendo diminuir a sua vida útil ou inutiliza-la. Dizem ainda que o ideal é a diminuição do fluxo através do registro de entrada e não de saída do canister, pois forçaria menos a bomba.

Abs.

Brunolops
Membro
Membro

Mensagens : 9
Participação : 11
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Para quem se interessar canister FVM, feito com pote de suplemento. Empty Re: Para quem se interessar canister FVM, feito com pote de suplemento.

Mensagem  Glauber Lemos Qua 5 Jun - 8:55

Verdade,, eu não acho aconselhável colocar o registro no retorno da água. Qdo eu usava esse tipo de filtragem preferia colocar o pote um pouco acima do nível do aqua e botar o retorno por baixo do pote,, pois assim não precisava me preocupar em forçar a bomba ou em cair mais água do que sobe.
Glauber Lemos
Glauber Lemos
Administrador
Administrador

Mensagens : 204
Participação : 223
Reputação : 17
Data de inscrição : 26/02/2013
Localização : Cabula,, Salvador - Ba

http://www.aquaticosssa.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Para quem se interessar canister FVM, feito com pote de suplemento. Empty Re: Para quem se interessar canister FVM, feito com pote de suplemento.

Mensagem  Brunolops Qua 5 Jun - 10:29

Grande Glauber,

O sistema é hermeticamente fechado e não há como cair mais água do que sobe. Ainda que a bomba desligue o nível de água se mantem. O meu canister fica dentro do móvel abaixo do aquário sem qualquer problema. A bomba escolhida é feita para vencer uma determinada coluna d'água, o que diminui um pouco a sua vazão ficando ideal para o aqua. Os registros foram utilizados com finalidade de facilitar a manutenção, bastando desligar a bomba, fecha-los, para fechar a movimentação da água, e desrosqueá-los para retirar o canister para limpeza.

O filtro é extremamente eficiente e com as mídias filtrantes que possuo a água fica extremamente cristalina. Impressionante quando retiro água do aqua nas TPAs como a água esta completamente cristalina.

Recomendo a quem se interessar pela eficiência com o baixo custo. A noite tento postar uma foto do canister conectado ao aqua.

Abs.

Brunolops
Membro
Membro

Mensagens : 9
Participação : 11
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Para quem se interessar canister FVM, feito com pote de suplemento. Empty Re: Para quem se interessar canister FVM, feito com pote de suplemento.

Mensagem  Glauber Lemos Qua 5 Jun - 13:02

Show de bola... Digo isso porque as vezes da problema pra galera controlar subida x descida mas no seu caso vc conseguiu fechar hermeticamente por isso ficou bom. Eu um tempo atrás quebrei minha cabeça para conseguir fazer isso,, mas como eu utilizo sump e esse sistema não é hermeticamente fechado eu tive muitos problemas,, até encontrar a solução que foi utilizar um overflow com tubos...
Glauber Lemos
Glauber Lemos
Administrador
Administrador

Mensagens : 204
Participação : 223
Reputação : 17
Data de inscrição : 26/02/2013
Localização : Cabula,, Salvador - Ba

http://www.aquaticosssa.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Para quem se interessar canister FVM, feito com pote de suplemento. Empty Re: Para quem se interessar canister FVM, feito com pote de suplemento.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos