Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Importância da Luz e CO2

2 participantes

Ir para baixo

Importância da Luz e CO2 Empty Importância da Luz e CO2

Mensagem  Luciano Navarro Ter 5 Fev - 22:18

Pessoal,

No Fórum do Aquarismo PB, nosso amigo Gustavo Novakowski postou informações muito importantes sobre plantados, pois este é justamento o início e o diferencial para o sucesso dos nossos plantados! Confiram abaixo:

"A luz :

Existem muitas regras para calcular a força da luz ( wts x litro - Lúmens x Litro - Lux x Litro ) , eu particularmente utilizo a medição de lúmens x litros por ser a mais real e fiel , porem temos que saber que quanto mais fundo o aqua mais fraca a luz chega ao fundo por exemplo as lampadas T8 ( tubular comum ) só chega até no máximo 35 cm , já as T5 e as PL-L próprias para aquarismo chegam até 45 a 50 cm de profundidade , acima disso é recomendado o uso de lampadas HQI ( usadas pela ADA em quase todos os aquas ) , a quantidade ideal de lúmens por litro varia de 60 a 70 lúmens por litro , algumas plantas ( low tech ) não exigem tanta luz já algumas mais exigentes chegam a precisar de 65 a 70 lúmens , isso não prejudica as plantas que precisam de pouca luz , eu particularmente utilizo 118 lúmens por litro no meu aquário de concurso com isso fico mais exposto a algas e esgotamento rápido do substrato , a luz e essencial para que as plantas façam a correta fotossíntese por isso ela deve ser substituída em media a cada 6 meses a um ano e não se deve trocar todas de uma só vez , no caso de luminárias com 2 lampadas ou mais deve ser trocada uma lampada a cada 6 meses com isso cada lampada duraria um ano .
Outro ponto das lampadas são as lampadas "coloridas" no caso as lampadas rosas e azuis , ambas podem ser usadas no aquapaisagismo , as lampadas rosas estimulam o ponto máximo da fotossíntese das plantas e com isso elas chegam a sua cor mais forte ( motivo o qual para se obter cores vermelhas usa-se lampadas rosa em meio as brancas ) a proporção ideal é de 3 brancas para 1 rosa , ou seja 25% de lampadas rosa , a lampada azul muitos dizem não ser boa para as plantas no entanto elas estimulam o crescimento horizontal das plantas pois pelo fato de não emitirem tanta luz quanto as outras lampadas com isso as plantas ampliam sua área de absorção de luz , ou seja elas sofrem hipotrofia .
No mais boas lampadas são fundamentais para bons aquarios , algumas boas marcas são :
- Dymax
- Arcadia
- JBL
- Gieseman

Algumas luminarias boas são das seguintes marcas :

- Boyu
- Hopar
- Dymax
- Apoluz ( Led , fabricada no brasil )

Eu não falei nada sobre o led pois existem muitas variáveis em cima , deixo para outro dia um post so para o Led



------------------------------------------------------------------------------------------

Co2 :

O co2 é básico , ele é o "combustível" das plantas , as plantas precisam de co2 para realizar a fotossíntese ( artigo legal sobre fotossíntese : http://fisiologiavegetal.manole.com.br/ ... andreo.pdf ) , enfim quanto mais co2 mais fotossíntese ?? não isso é lenda , mas digamos que ter co2 sempre que precisar ajuda e muito a planta a chegar no ápice do seu desenvolvimento , existem muitos medidores de co2 , alguns muito bons são os da ista , o co2 pode ser usado para controlar o ph , pois quanto mais co2 mais baixo o ph , mas voltando as plantas , sem co2 não tem fotossíntese , basicamente não tem mais nada rsrsrsrsrsrsrsrs

O co2 pode ser obtido através da garrafada , existem varias receitas na net para isso , eu particularmente nunca utilizei e também não recomendo , no entanto seu custo é baixo perto de um cilindro ( R$:10,00 contra R$:400,00 do cilindro ) , o co2 geralmente é injetado no aqua através de um difusor ( http://www.rsdiscus.com.br/loja/produto ... queno_i562 ) , contado através de bolhas o co2 pode ser observado através dos indicadores ( http://www.rsdiscus.com.br/loja/produto ... e_co2_i506 ).

Para finalizar todo o tópico , podemos resumir em apenas uma frase :
Boa iluminação , bons níveis de co2 e nutrientes para as plantas ( semana que vem artigo sobre substratos e fertilização ) , e teremos um aquário extremamente saudável."

Fonte: http://www.aquarismopb.com.br/forum/viewtopic.php?f=17&t=80

Abraços,
Luciano Navarro
Luciano Navarro
Administrador
Administrador

Mensagens : 94
Participação : 100
Reputação : 8
Data de inscrição : 14/11/2012
Localização : Salvador

http://www.aquaticosssa.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Importância da Luz e CO2 Empty Re: Importância da Luz e CO2

Mensagem  Paulo Mateus Mariano Qua 6 Fev - 20:14

Muito bom!

Boa iluminação , bons níveis de co2 e nutrientes para as plantas ( semana que vem artigo sobre substratos e fertilização ) , e teremos um aquário extremamente saudável."
O tripé do plantado! De nada adianta vc supervalorizar um ou dois.. se não tiver harmonia entre os 3 o crescimento nunca será o ideal. Lembrando que cada planta possui suas necessidades, então o ideal é você utilizar plantas com necessidades semelhantes no aquário.

Sobre o CO2, mesmo os aquário com plantas que não precisam de injeção (não significa que não precisem de Co2, apenas que não precisam de INJEÇÃO) eu notei um crescimento melhor e diferenciação de suas folhas (algumas ficaram mais finas, altas, menores, coloração, entre outros), tornando-as mais bonitas.
Entre cilindro e garrafada eu voto um milhão de vezes em cilindro. O custo inicial é alto, mas você deixar lá no aquário durante um ano apenas fazendo pequenos ajustes nas válvula de ajuste fino é muito bom.
Evitem filtros que provoquem perda de CO² na água (ex: hang-on), pois precisará injetar mais co2 para chegar ao ideal (aqui eu preciso colocar 5~6 bolhas pro seg em um aquário de 72l por causa da perda de co2 pelo filtro).

Abraços
Paulo Mateus Mariano
Paulo Mateus Mariano
Colaborador
Colaborador

Mensagens : 112
Participação : 131
Reputação : 11
Data de inscrição : 11/11/2012
Localização : Salvador - BA

http://www.aquaticosssa.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos