Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Troncos!?!?!

5 participantes

Ir para baixo

Troncos!?!?! Empty Troncos!?!?!

Mensagem  Andressonn Qui 25 Abr - 18:23

Olá, gostaria de abrir esta discursão assim. Qual tipo de tronco podemos colocarmos no nossos aquas? Já lê sobre dois, aroeira e goiabeira, fora isso nada mais. Como sabermos qual o mais ideal? E como fazermos os tratamentos?

Andressonn
Membro
Membro

Mensagens : 3
Participação : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 06/04/2013
Localização : Salvador

Ir para o topo Ir para baixo

Troncos!?!?! Empty Re: Troncos!?!?!

Mensagem  Leoncio Almeida Sex 26 Abr - 16:25

Anderson já tratei os dois, ambos são bons, entretanto vai a gosto do tronco escuro que é de aroeira e o mais claro que é o de Goiabeira.
Quanto ao tratamento para os dois são os mesmos, a principio recomendo ter logo um tronco já seco. No tratamento que faco é raspar todo tronco envolta e depois lavar bastante com escova, em seguida coloco tronco por um tempo imerso na bacia com água e água sanitária, e depois coloco somente com água e sal grosso até deixar de tingir a água. Caso o tronco não esteja seco terá que colocar ao sol, para seque por completo, onde demora dias ou até meses.

No meu primeiro tratamento foi feito com um tronco de goiabeira, onde fiz todo o tratamento entretanto não deixei secar bastante, depois de alguns dias do tronco no meu aquário, em volta do tronco começou aparecer uma gosma, onde com o tem prejudica a qualidade. Portanto é necessário realizar todo o processo para depois por o tronco no aquário sem nenhum perigo.

Recomendo fazer um estudo em diversos sites, pois ai vc terá um critério melhor para o tratamento do seu tronco.


Leoncio Almeida
Leoncio Almeida
Administrador
Administrador

Mensagens : 55
Participação : 105
Reputação : 2
Data de inscrição : 07/11/2012
Localização : Salvador

http://www.aquaticosssa.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Troncos!?!?! Empty Re: Troncos!?!?!

Mensagem  Glauber Lemos Sex 26 Abr - 18:04

Complementando o que o amigo Leoncio falou,, a galera usa vários tipos de troncos e raízes não apenas de aroeira e goiabeira,, o ideal é vc achar um tipo de árvore que tenha a madeira consistente assim não apodrecerá fácil,, vc pode observar isso desde o tratamento...
Glauber Lemos
Glauber Lemos
Administrador
Administrador

Mensagens : 204
Participação : 223
Reputação : 17
Data de inscrição : 26/02/2013
Localização : Cabula,, Salvador - Ba

http://www.aquaticosssa.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Troncos!?!?! Empty Re: Troncos!?!?!

Mensagem  Paulo Mateus Mariano Sex 14 Jun - 3:22

Andresson, como meus colegas já falaram acima, muitos troncos podem ser usados no aquário.
Eu aprecio mais os de aroeira, pois são os que encontramos com maior facilidade nas lojas de aquarismo e sua coloração me agrada.
Já tive uns 5 troncos diferentes, e todos eu tratei seguindo esse tutorial do aquahobby:
http://www.aquahobby.com/articles/b_tratamento_troncos.php

Vale lembrar que não se deve cortar a árvore para colher o tronco, até porque tronco verde demora MUITO mais para tratar e espécies em risco como a aroeira isso é proibido. 

Abraços
Paulo Mateus Mariano
Paulo Mateus Mariano
Colaborador
Colaborador

Mensagens : 112
Participação : 131
Reputação : 11
Data de inscrição : 11/11/2012
Localização : Salvador - BA

http://www.aquaticosssa.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Troncos!?!?! Empty Re: Troncos!?!?!

Mensagem  Hugo Ramos Sex 14 Fev - 9:52

Com muita frequência encontramos na natureza diversos troncos em vários estados de maturidade para o uso em nosso aquários e lagos, e muitas vezes nos ocorre a pergunta será que esse tronco é bom pra usar? será que ele é venenoso? será que altera o PH ou outro parâmetro da água.
No decorrer de minha experiência como aquarista já experimentei muita coisa... Já usei a tradicional raiz aroeira, já usei o tronco da carambola, mangue, madeira da raiz da caatinga, araçá do mato, e até mesmo raízes não identificadas encontradas em margens de rios e a beira de matas.
uma coisa que devemos levar em conta sempre é que se a raiz ou tronco não apresenta nenhum sinal de apodrecimento fungo ou se não é de madeira tóxica ou libera resina e se não é de madeira ainda verde, sempre observei esses pontos e nunca tive problemas com os troncos que tratei e usei em meus aquários e montagens.
Uma outra coisa que tenho observado é que alguns aquaristas estão usando troncos sem descascar, então isso para mim ainda é uma dúvida quando ao êxito dessa prática. Question  Question  Question 
Hugo Ramos
Hugo Ramos
Administrador
Administrador

Mensagens : 6
Participação : 8
Reputação : 0
Data de inscrição : 15/11/2012
Localização : Salvador/Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Troncos!?!?! Empty Re: Troncos!?!?!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos