Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Discus doentes?

3 participantes

Ir para baixo

Discus doentes?  Empty Discus doentes?

Mensagem  Renato arruda Qua 5 Mar - 11:28

Discus doentes!
Olá pessoal, estou enfrentando minha primeira crise no Aqua com Discus. Como sei que pode ser um grande problema ou talvez um simples ajuste, peço a ajuda de vocês.
Vamos lá..
Ganhei um red turquesa (aprox 6cm) de uma amiga e acabei não quarentenando, até aí tudo bem, não tinha característica de doença, eu
Mesmo estava na loja (shopping itaigara) quando ela comprou, dois dias depois ele se alimentava no meu Aqua e já estava "enturmado". Resolvi comprar o excel pra dar um up nas plantas e coloquei a dosagem conforme especificações da embalagem. No dia seguinte notei o disco que ganhei se esfregando nas plantas e troncos, fiquei preocupado pois vi um dos adultos também se coçando e com uns trimiliques estranhos. Por indicação de um vendedor de uma determinada loja, comprei o microbe-lift herbtana da freshwater, suspeita de ser parasitas, baixei o nível da água do Aqua, retirei o purigem e comecei o tratamento conforme as especificações da embalagem. (1ml pra cada 19litros durante 10 dias) Não vi melhoras nos peixes. No 3º dia coloquei mais uma tampinha de excel para as plantas. No 5º dia de tratamento notei o peixe na superfície como se faltasse oxigênio. Fiz uma TPA no dia seguinte, adicionei o de costume, discus trace, Discus Buffer e primer. Hoje pra minha tristeza no 7º dia de tratamento ele não resistiu e morreu, encontrei um dos neons e outro discu na superfície também. O que devo fazer?
Pensei em encher novamente o aquário, suspender o excel e o microbe-lift herbtana
Minha dúvida é:
foram contaminados com o peixe que ganhei ou se é por causa do excel que coloquei na água... O que fazer? Estou desesperado
Tenho meus Discus a 8 meses e nunca tive problemas
Setup
330litros
Filtro jebo 1500
Filtro UV saída do canister 24h
PH 6.8
Temperatura 29°/30°
Amônia 0
Nitrito 0
Fauna
8 Discus
10 neons
10 Mato Grosso
5 ramirezi
10 rodostomos
Flora
Amazonenses

Renato arruda
Membro
Membro

Mensagens : 3
Participação : 5
Reputação : 0
Data de inscrição : 05/03/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Discus doentes?  Empty Re: Discus doentes?

Mensagem  Luciano Navarro Sáb 8 Mar - 10:08

Blz Arruda?

Rapaz, eu acho que seu aquário está um pouco superlotado e a filtragem não compatível para a quantidade de habitantes.
Poste fotos e vídeos dos peixes para podermos ajudar melhor!

Pelo que você falou, o novo peixe pode ter trazido algum agente externo que se desenvolveu no aquário, mas também eu acho que vc está usando muitos remédios no aquário. O ideal seria o melafix, mas não é mais permitida sua comercialização aqui no Brasil. Encha o aquário e aumente a circulação da água para melhorar a oxigenação. E cuidado com a variação do PH!

Eu particularmente não confio em medicamentos indicados nas lojas daqui e evito ao máximo utilizá-los. Geralmente utilizo somente sal grosso ou folha de aroeira, se não resolver aí passo para medicamentos.

Poste fotos e vídeos, de preferência, para podermos saber melhor o que está acontecendo com eles.

Abraços,
Luciano Navarro
Luciano Navarro
Administrador
Administrador

Mensagens : 94
Participação : 100
Reputação : 8
Data de inscrição : 14/11/2012
Localização : Salvador

http://www.aquaticosssa.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Discus doentes?  Empty Re: Discus doentes?

Mensagem  Renato arruda Dom 9 Mar - 12:57

Olá Luciano! Acredito que foi excesso de remédios sim, e por eu ter baixado a quantidade de água o oxigênio diminuiu, coloquei compressores de ar e aumentei o nível da água. Estão ótimos, só com alguns trimiliques, não estão mais na superfície. Sobre a filtragem vou comprar mais um filtro de 1000. Em relação ao sal grosso qual a quantidade a ser utilizada? Esses trimiliques ainda pode ser vermes ou parasitas? Muito obrigado! Abraços
PS: vou tentar fazer um vídeo desses trimiliques

Renato arruda
Membro
Membro

Mensagens : 3
Participação : 5
Reputação : 0
Data de inscrição : 05/03/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Discus doentes?  Empty Re: Discus doentes?

Mensagem  Renato arruda Dom 9 Mar - 13:18

Se puder Luciano, me ensine como colocar/tratar a folha de aroeira/amendoeira
Abraços

Renato arruda
Membro
Membro

Mensagens : 3
Participação : 5
Reputação : 0
Data de inscrição : 05/03/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Discus doentes?  Empty Re: Discus doentes?

Mensagem  Luciano Navarro Seg 10 Mar - 10:23

Rapaz, sobre os tremeliques, só vendo para dizer alguma coisa!

Para tratar a folha de aroeira, vc faz o seguinte:

Pega uma folha, bem verde escuro e sem manchas (não serve do chão, vc tem que pegar uma bem saudável que esteja na árvore, pois as do chão podem estar contaminadas), lava com água corrente, tomando cuidado para não quebrar a folha e coloca para secar na sombra. Eu coloco em cima do aquário, pois o calor da calha acelera um pouco o processo, que demora de 2 a 3 meses para a folha estar completamente seca.

Não coloque para secar no sol, pois ela perderá suas propriedades. Depois que a folha estiver toda marrom e completamente seca, você lava com água corrente novamente e coloca no aquário. Não deixe a folha por mais de 5 dias, pois ela começa a apodrecer e se você notar tufos de fungo na folha, retire, pois ela já está apodrecendo. você pode colocar uma folha grande para cada 50 litros e para uma quantidade preventiva, uma folha para cada 100 litros.

Abraços,
Luciano Navarro
Luciano Navarro
Administrador
Administrador

Mensagens : 94
Participação : 100
Reputação : 8
Data de inscrição : 14/11/2012
Localização : Salvador

http://www.aquaticosssa.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Discus doentes?  Empty Re: Discus doentes?

Mensagem  brunode19 Ter 11 Mar - 14:21

Olá, à respeito do melafix existe uma receita caseira. O ingrediente principal (extrato de melaleuca) tem na A Fórmula. abraços

brunode19
Membro III
Membro III

Mensagens : 72
Participação : 64
Reputação : 3
Data de inscrição : 08/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Discus doentes?  Empty Re: Discus doentes?

Mensagem  Luciano Navarro Sex 14 Mar - 19:20

Sério??? E como é que faz para conseguir essa fórmula Bruno?
Luciano Navarro
Luciano Navarro
Administrador
Administrador

Mensagens : 94
Participação : 100
Reputação : 8
Data de inscrição : 14/11/2012
Localização : Salvador

http://www.aquaticosssa.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Discus doentes?  Empty Re: Discus doentes?

Mensagem  brunode19 Sex 14 Mar - 19:45

Tentei localizar um tutorial que tem fotos, mas, não lembro onde vi.
http://www.arumania.com.br/site/articles/melafix-caseiro-antibacteriano

brunode19
Membro III
Membro III

Mensagens : 72
Participação : 64
Reputação : 3
Data de inscrição : 08/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Discus doentes?  Empty Re: Discus doentes?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos